MERCADO DE SÃO BRÁS

Projeto e execução do arquiteto italiano Filinto Santoro, foi inaugurado em 1911. Desenvolve-se em três blocos de dimensões variáveis, sendo o do centro maior e os laterais menores de dimensões iguais. Os ornamentos são inspirados nas ordens clássicas, através de pilastras jônicas, tímpano dorico e arco romano na entrada principal. Destacam-se na decoração, cabeças de touros esculpidas. A solução de cobertura cria terraços e galerias cobertas por telhas de vidro. Houve então a preocupação do arquiteto em integrar ao conjunto urbano.

O Mercado São Brás é uma construção histórica localizada na cidade de Belém, no estado do pará. Situado distante do centro histórico da cidade, foi erguido durante a época áurea do ciclo da borracha amazônica – Belle Époque, a sua construção foi iniciada no dia 1º de maio de 1910 e  foi concluído em 21 de maio de 1911.

Imagem meramente ilustrativa.

FUNÇÃO SOCIAL

O Mercado de São Brás é um elemento estruturante da rede de distribuição e comercialização de gêneros alimentícios e de serviços para o município, formados por pequenos empreendedores individuais, os quais viabilizam o crescimento socioeconômico, com a manutenção e geração de emprego e renda.

O espaço em questão atualmente possui apenas 50% de sua área total sendo utilizada de forma não padronizada e com parte de seus produtos sendo armazenados de maneira indevida. Desta forma, torna-se necessária a capitalização de recursos oriundos da iniciativa privada, como uma forma de parceria a fim de revitalizar e requalificar o Complexo em questão, assim proporcionando uma maior interação e participação da população.

Imagem meramente ilustrativa.

OBJETIVO

Propõe-se com o projeto em questão uma parceria com a iniciativa privada por meio de uma concessão, desta forma proporcionando não somente ao município, como ao próprio patrimônio uma nova forma de utilização e através desta iniciativa proporcionar à população uma nova alternativa de negócios bem como de lazer.

Imagem meramente ilustrativa.

Imagem meramente ilustrativa.

Objetivo

Os quatro pilares são Conexões do Futuro, Centro Vivo, Chão em Dia e Cidade para Pessoas.

Ver

Projetos para Investimento

Em forma de parcerias que serão firmadas entre o poder público e a iniciativa privada.

Ver

Contatos

Veja nossas informações de contato.

Ver